The Loudspeaker (Auto-falante em inglês) é um blog que tem o objetivo de informar aos seus leitores, tudo sobre o mundo atual. Aqui você encontra Ciência Curiosides, novidades e descontração. Um blog onde a sua informação está acima de tudo. Principais espaços: Momento psicologia; Momento Curiosidade; Momento Cinema; Momento Atualidade
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Gás hélio distorce a voz?
O hélio é um gás monoatômico usado em indústrias de alta tecnologia, na fabricação de semicondutores, soldas especiais e no enchimento de balões. O gás é cerca de sete vezes mais leve que o ar normal, por isso que bexigas enchidas com esse gás tendem a subir, enquanto outras, não.
Algo muito interessante é que, quando uma pessoa inspira o gás hélio, sua voz fica distorcida, fininha. Na verdade, o que acontece é que a velocidade de propagação do som no hélio é de cerca de 965m/s, três vezes maior do que a propagação do ar atmosférico. Dessa forma, as cordas vocais passam a ter uma freqüência e velocidade de propagação muito maior que o normal, provocando a distorção da voz.
Entretanto, não é recomendável fazer esse tipo de experiência, uma vez que o gás hélio pode causar sufocamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário