The Loudspeaker (Auto-falante em inglês) é um blog que tem o objetivo de informar aos seus leitores, tudo sobre o mundo atual. Aqui você encontra Ciência Curiosides, novidades e descontração. Um blog onde a sua informação está acima de tudo. Principais espaços: Momento psicologia; Momento Curiosidade; Momento Cinema; Momento Atualidade
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Cabelo crespo ou liso?
Cabelo crespo ou liso? Hoje em dia é só uma questão de usar secador e chapinha? Obviamente que não, você lava o cabelo e ele volta à sua forma original.
Existem várias teorias para explicar tal diferença e nenhuma delas é comprovada cientificamente. Neste contexto iremos abordar aquela que se relaciona com o crescimento celular dos fios.
O folículo capilar é composto por uma papila onde o pelo cresce. A todo o momento, as células presentes na papila vão se subdividindo, tornando possível ter longas madeixas. Existe uma teoria afirmando que a velocidade e a ordem em que as células se subdividem dentro do folículo é que determinam a natureza do cabelo: liso ou crespo. Se as células se subdividirem ao mesmo tempo e em ritmo constante, o cabelo será liso. Se, por algum motivo, as células se dividirem rapidamente e de forma desordenada, o cabelo será crespo.
Essa teoria explica o fato da natureza dos cabelos ser alterada ao longo da vida. Algumas pessoas nascem com cabelo liso e com o passar dos anos ele se torna ondulado. O que contradiz a ideia do tipo de cabelo estar relacionado com a genética do indivíduo. Ou seja, se seu cabelo muda, sua genética também se altera? É claro que não.
Por essas e outras razões, a teoria do crescimento não deve ser descartada. Afinal, uma mesma pessoa pode ter, ao mesmo tempo, cabelos crespos e lisos compondo suas madeixas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário