terça-feira, 5 de outubro de 2010

Qual a pior dor do mundo?


Segundo os dicionários da língua portuguesa, dor é uma sensação penosa e desagradável, em qualquer parte do corpo. A melhor forma de se medir a intensidade de uma dor é perguntando para uma pessoa que está sofrendo. O indivíduo deve dar uma nota de 0 a 10 à intensidade da dor, compondo a “escala da dor”. Nessa escala, 0 é a ausência de dor e 10 é a pior dor do mundo.
As doenças a seguir foram classificadas como àquelas que mais causam dor e receberam notas entre 9 e 10 pontos na “escala da dor”:

Cólica renal: dor aguda que varia de intensidade, é provocada por pedras (cálculos) no rim ou no ureter.

Cólica biliar: é uma dor provocada pelo entupimento total ou parcial dos canais que conduzem a bile.

Lombalgia aguda: é uma dor na região lombar que dura em média três meses.

Neurite herpética: são dores nevrálgicas, coceiras, formigamentos, febre, dor de cabeça, aparecimento de vesículas na pele semelhantes a herpes.

Gota: é uma doença que provoca uma crise muito forte de artrite, causando uma dor muito forte ao gotoso.

Hipertensão intracraniana: é caracterizada por uma forte pressão intracraniana, que provoca dor e essa aumenta a ponto de tornar-se insuportável.

Enxaqueca severa: são fortes dores na região do crânio, rosto e pescoço.

Dor de dente: são dores intensas, capazes de provocar calafrios e choro no indivíduo. As dores só cessam através de tratamento e medicamento adequado.

Dor do parto: é uma dor intensa capaz de provocar desmaio da gestante, nesse tipo de parto são feitos alguns “piques” (cortes) sem anestesia para liberar a passagem do feto.

Infarto: o infarto agudo do miocárdio causa dor súbita aguda no músculo cardíaco.

Um comentário: