The Loudspeaker

Loading...

quinta-feira, 24 de março de 2011

Principais músculos do corpo humano

Amanhã tenho uma prova prática de anatomia, então para me ajudar a decorar e para quem precisa também decidi fazer esse post.

Trapézio: é o mais superficial dos músculos da região posterior do tórax, tem a forma de um trapezóide. Ele eleva , abaixa , retrai e faz a rotação da escápula. Recobre músculos adjacentes como o Levantador da escápula e Rombóides maior e menor (o levantador da escápula, eleva a escápula e os rombóides fazem a retração da mesma).
Grande Dorsal: É um músculo de grandes dimensões, triangular, que recobre inferiormente a parede póstero-lateral do tórax. Ele produz a extensão, adução e rotação medial do ombro;
Glúteo Máximo: É um músculo volumoso, situado superficialmente na região glútea. Cobre os músculos Glúteo Médio e Mínimo (abdução e rotação medial dos quadris); Faz a extensão e rotação externa dos quadris e com os membros inferiores fixos, participa na extensão do tronco. Recobre também mais profundamente os músculos curtos da região: Piriforme, Obturatório Interno, Externo, Gêmeos Superior e Inferior e o Quadrado da Coxa. Esses músculos fazem a rotação lateral dos quadris. Alguns estudiosos discutem quanto a verdadeira função dos 4 acima. Alguns mencionam o piriforme e o obturatório interno como abdutores e o quadrado da coxa e obturatório externo como adutores.
Ísquiotibiais: São formados pelos músculos Semitendinoso, Semimembranoso e Bíceps femoral . O semitendinoso é mais a frente do semimembranoso. Com excessão da porção curta do Bíceps femoral , eles agem como extensores dos quadris e flexores dos joelhos.
Tríceps Sural:Formado por Gastrocnêmios e Sóleo. Os gastrocnêmios ficam na região posterior da perna abaixo dos joelhos,sendo os mais superficiais, e recobrem outro músculo chamado Sóleo,sendo então mais profundo. Agem como flexores plantares , ou seja, fletem o pé para baixo. O gastrocnêmio também age como flexor dos joelhos quando a perna não estiver suportando o peso.
Deltóide: O mais superficial dos músculos do ombro, ele modela o ombro. Geralmente volumoso, podendo-se reconhecer nele 3 porções: clavicular, acrominal e espinal. Faz a abdução com as 3 porções juntas e a flexão do ombro (clavicular), a abução (acromial) e a extensão (espinal). Músculos vizinhos ajudam a fazer movimentação de ombro como : , os quais são músculos intrínsecos do ombro e agem como: supraespinal (abdutor do ombro), Infraespinal e redondo menor (rotator lateral do ombro) e o redondo maior (rotator medial do ombro).
Tríceps Braquial: É o único músculo volumoso na face posterior do braço. Possui três porções: a longa, a média e a lateral. É um potente extensor de cotovelos.
Peitoral: Músculo em forma de leque, é o mais superficial dos músculos da parede anterior do tórax. Ele é um potente adutor do ombro. Sua porção clavicular faz a flexão de ombro. Recobre os músculos Peitoral menor e Subclávio, os quais agem fazendo a depressão da escápula. Ainda o peitoral menor recobre outro músculo importante chamado Serrátil anterior, sua ação é tracionar para trás (protusão ) a escápula voltando a cavidade glenóide para cima.
Bíceps: O mais superficial dos músculos anteriores do braço, e possui duas porções(duas cabeças) porção cabeça longa(lateral) e porção cabeça curta (medial). Tem como ação a flexão dos cotovelos(movimento contrário ao tríceps). Mas auxilia na supinação (voltar a mão para cima). Recobre outro músculo chamado Braquial o qual faz a flexão dos cotovelos.
Braquioradial: apesar do sua origem ser no úmero, cruzando o cotovelo, a maior parte de seu ventre situa-se no antebraço . Fica entre o tríceps e o braquial,ajudando na flexão dos cotovelos.
Reto Abdominal, Oblíquo Externo e Oblíquo Interno: Juntos , formam uma parede abdominal e uma assoalho pélvico resistindo a pressão exercida pelo diafrágma no sentido caudal, durante o esforço e tosse. São importantes na respiração, defecação, micção, no parto e vômito. O reto abdominal age como flexor de tronco auxiliado pelos O. Interno e externo mas é o mais importante para flexões de tronco contra a resistência em decúbito dorsal. Os oblíquos atuam como rotatores do tronco. A rotação do tronco para o lado de um oblíquo externo é auxiliada pelo oblíquo interno oposto. E todos eles mais outro músculo chamado Transverso do lado respectivo agem como flexores de tronco lateral.
Sartório: é um músculo que cruza obliquamente a coxa, látero-medialmente, descrevendo um curso espiral. O nome significa "costureiro" pois antigamente achavam que este músculo fazia o movimento de cruzar as pernas mas na verdade , tem como ação flexionar os quadris e joelhos.
Íliopsoas: Músculo de 3 porções: o Ilíaco, o Psoas maior e Psoas menor. É um importante flexor dos quadris. Quando os quadris estão fixados ele flete o tronco. Existe um músculo que atua junto a ele na flexão : o chamado Tensor da Fáscia Lata ( fazendo também a rotação medial dos quadris ).
Adutores: São compreendidos pelos músculos Pectíneo, Adutor longo, Adutor curto, Adutor magno e Grácil. O adutor longo e o pectíneo são superficiais enquanto o grácil é mais medial. O adutor curto é recoberto pelo adutor longo e o adutor magno pelo curto, longo e vasto medial. Todos esses músculos fazem a adução dos quadris ( trazem a perna para o centro) . Mas o adutor magno tem uma porção que faz a extensão dos quadris e por outro lado tanto o pectíneo como os adutores em geral auxiliam na flexão dos quadris e o grácil tem ação na flexão dos joelhos também.
Reto Femoral,Vasto Lateral,Vasto Medial e Vasto Intermédio: É o mais volumoso e potente músculo do corpo , constituindo a maior parte da massa muscular da região anterior e medial da coxa,formando o grupo chamado de Quadríceps).Fazem em conjunto a extensão dos joelhos. O vasto intermédio é coberto pelo reto femoral. O Reto femoral é um músculo bi-articular e age sobre a articulação dos quadris e joelhos. Atua como flexor dos quadris e extensor dos joelhos.
Tibial Anterior: Ocupa uma posição lateral e paralela à tibia, mas seu tendão de inserção ao nível do tornozelo, desvia-se medialmente. Este músculo faz a dorsiflexão (traz as pontas dos dedos dos pés para cima) e a inversão dos pés.
FONTE: Material pesquisado no livro
Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar-Dângelo e Fattini

Nenhum comentário:

Postar um comentário