terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher


A mulher ganhou um dia em sua homenagem, caracterizado pela luta por seus direitos. Esse dia é 8 de março, conhecido mundialmente em razão das grandes ações e manifestações ocorridas.
A manifestação mais marcante em prol da busca por melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária e salários mais justos, aconteceu em Nova Iorque, no ano de 1857. Existem registros de que após uma passeata por essas conquistas, operárias de uma indústria têxtil foram mantidas presas dentro de um galpão da empresa, onde aconteceu um incêndio, uma grande tragédia que matou 129 mulheres carbonizadas.
O fato foi registrado em uma conferência internacional feminina, realizada na Dinamarca, em 1910, onde se passou a comemorar a data em consequência dessa tragédia, mas a oficialização da mesma se deu após várias décadas, somente em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU).
No Brasil, a Era Vargas (1930 – 1945), mais precisamente através da revolução constitucionalista de 1932, deu às mulheres brasileiras seus principais direitos sociais, como o de votar e de se candidatar a cargos políticos. Além desses, houve redução da carga horária de trabalho, registro em carteira, férias remuneradas, melhores condições de trabalho, dentre outros.
Mas a luta não parou por aí. Na verdade, o que se busca nessa data é a diminuição do preconceito contra a mulher, que até hoje recebe salários mais baixos que os homens, mesmo desempenhando uma mesma função. Isso caracteriza a desvalorização do trabalho da mulher no mercado, a discriminação quanto ao gênero feminino diante da capacidade masculina.
Busca-se ainda valores quanto ao papel que a mulher desempenha diante da sociedade civil, sua importância para a vida igualitária e as contribuições que trazem diante dos problemas sociais.

PARABÉNS MULHERES NÃO SÓ HOJE, MAS TODOS OS DIAS DE LUTA!!!!!
MULHER, SER DIVINO, A CRIAÇÃO MAIS BELA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário