sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Timidez


A timidez é um padrão de comportamento que ocorre em qualquer indivíduo em face de determinada situação. Existem pessoas que possuem maior concentração desse comportamento, ou seja, sentem-se tímidos em inúmeras situações ou até mesmo na maioria delas, o que pode provocar timidez crônica e até fobia social.

Um indivíduo tímido sente medo de dizer besteiras, falar errado, de não ser aceito, de não ser compreendido, de ser rejeitado pelas pessoas, tornando assim seu comportamento cada vez mais acentuado, já que com o passar do tempo o sentimento do medo tende a se elevar. Dessa forma, o indivíduo passa a sentir insegurança, baixa auto-estima, depressão, ansiedade e ainda sente-se inferior aos demais.

No período da adolescência a timidez torna-se mais evidenciada, pois nesse período o organismo, bem como o psicológico, passa por uma grande transformação que exige do adolescente uma rápida adaptação.

Quando a timidez atinge o nível crônico, ou seja, quando ocorre em todos os convívios sociais, o indivíduo não consegue se comunicar com pessoas estranhas a fim de fazer novas amizades, não fala em público, não consegue falar com autoridades, podendo até ter dificuldades em se relacionar com pessoas de sua própria família resultando no seu isolamento total.

A partir da timidez crônica, a fobia social ocorre facilmente,essa é uma situação patológica, ou seja, já é considerada como doença. Na manifestação da fobia social, o indivíduo apresenta ansiedade, tremores, falta de ar, tonteira, diarréia e sudorese. Diante dessa situação, o indivíduo já passa a ter necessidades de ser tratado por um especialista, pois precisa de medicamentos que inibam sua ansiedade e terapias para que seus medos sejam trabalhados e aceitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário