sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Enem: eu vou fazer e você?

Eu, como muitos outros jovens da minha idade estou naquele momento crucial para minha vida. Final do terceiro ano é aquela coisa, todo mundo se preparando para o vestibular e para o Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio surgiu como uma simples prova de avaliação do desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Brasil, e hoje, serve até como ingresso em algumas faculdades, ao invés do vestibular.
Mas como é que ele funciona? A prova é similar ao exame do Vestibular, mas com uma diferença primordial: as questões são multidisciplinares. Se no vestibular uma questão de física só cobra conhecimentos dessa matéria, no Enem a mesma questão poderia exigir noções de química e matemática também, por exemplo.

Além disso, é uma prova mais tranqüila, com textos, imagens, gráficos e charges, que incentiva o aluno a pensar ao invés de acionar o “decoreba”.

Pra participar do Enem você só precisa ter concluído ou estar no último ano do Ensino Médio. Se estiver fazendo o 3º ano em escola particular, você precisa pagar uma taxa de inscrição de R$ 35, e se estudar em escola pública, fica isento dessa taxa.

Fazendo esse Exame você ajuda o Ministério da Educação a avaliar a qualidade do ensino médio em escolas públicas e particulares do Brasil e, dessa forma, saber de que forma deve intervir pela melhoria da educação. Além disso, muitas universidades, faculdades e centros universitários do país aceitam a boa média no Enem como forma de ingresso em um curso superior.

Assim, se você se sair bem na prova do Enem, pode utilizar essa nota pra entrar pra universidade sem ter que fazer vestibular. Se a faculdade de seu interesse não utiliza esse critério, no mínimo, a média do Enem lhe ajudará a conseguir bônus em sua nota do vestibular.

Outro ponto a favor é a participação no ProUni – Programa Universidade Para Todos. Só pode tentar uma bolsa universitária do ProUni o aluno que tiver participado do Enem (além de outros critérios sócio-econômicos), com um bom desempenho. Portanto, mesmo que você não passe no vestibular de uma universidade pública, o Enem pode lhe ajudar a entrar em uma universidade particular com bolsa parcial ou integral.

A prova do Enem é aplicada apenas uma vez ao ano, mas sua média pode ser utilizada para candidatura às bolsas do ProUni nos dois semestres do ano seguinte (já que o ProUni é semestral).

Nenhum comentário:

Postar um comentário