The Loudspeaker (Auto-falante em inglês) é um blog que tem o objetivo de informar aos seus leitores, tudo sobre o mundo atual. Aqui você encontra Ciência Curiosides, novidades e descontração. Um blog onde a sua informação está acima de tudo. Principais espaços: Momento psicologia; Momento Curiosidade; Momento Cinema; Momento Atualidade
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Troca de pele
É um engano pensar que é apenas durante o banho que damos adeus às células mortas presentes na pele, na verdade fazemos isso o tempo todo, nossos olhos é que não são capazes de captar essa importante tarefa de nosso corpo.
A cada minuto eliminamos mais de 30 mil membranas celulares, nossa pele velha vai sendo trocada por outra novinha. Eliminamos mais de três quilos de pele por ano.
Mas para onde vai todo esse lixo celular? Sabe aquela poeirinha que insiste em ficar sobre seus móveis? Parte dela vem de ambientes externos, mas mesmo se não entrasse nenhuma partícula de poeira em sua casa, ela continuaria ali, sabe por quê? As milhares de membranas celulares, que você e sua família eliminam, se depositam sobre a superfície do ambiente onde vocês se encontram.
Um pouco de anatomia
Para entender como é feita essa troca de pele, comecemos pela composição da mesma.
A epiderme é formada por duas camadas:
1) extrato córneo (camada superior da pele)
2) extrato basal (camada inferior da pele)
O extrato córneo é composto por cerca de vinte e cinco camadas de células de pele achatada e morta, que só ficam esperando a hora certa para cair. O extrato basal é onde as novas células são produzidas, e como nosso organismo executa essa tarefa sem parar, é preciso haver uma substituição. À medida que células novas vão chegando, as velhas caem para abrir espaço para elas. A média de vida para cada célula é de três a quatro semanas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário