terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cabelo crespo ou liso?


Cabelo crespo ou liso? Hoje em dia é só uma questão de usar secador e chapinha? Obviamente que não, você lava o cabelo e ele volta à sua forma original.

Existem várias teorias para explicar tal diferença e nenhuma delas é comprovada cientificamente. Neste contexto iremos abordar aquela que se relaciona com o crescimento celular dos fios.

O folículo capilar é composto por uma papila onde o pelo cresce. A todo o momento, as células presentes na papila vão se subdividindo, tornando possível ter longas madeixas. Existe uma teoria afirmando que a velocidade e a ordem em que as células se subdividem dentro do folículo é que determinam a natureza do cabelo: liso ou crespo. Se as células se subdividirem ao mesmo tempo e em ritmo constante, o cabelo será liso. Se, por algum motivo, as células se dividirem rapidamente e de forma desordenada, o cabelo será crespo.

Essa teoria explica o fato da natureza dos cabelos ser alterada ao longo da vida. Algumas pessoas nascem com cabelo liso e com o passar dos anos ele se torna ondulado. O que contradiz a ideia do tipo de cabelo estar relacionado com a genética do indivíduo. Ou seja, se seu cabelo muda, sua genética também se altera? É claro que não.

Por essas e outras razões, a teoria do crescimento não deve ser descartada. Afinal, uma mesma pessoa pode ter, ao mesmo tempo, cabelos crespos e lisos compondo suas madeixas.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Amizade Colorida


Amizade colorida, diferente da amizade tradicional, envolve contato físico, troca de carícias e, de forma diferente das “ficadas”, existe certa cumplicidade entre os envolvidos. Mesmo assim, não se trata de namoro, já que, apesar de muitas vezes se prezar pela companhia da pessoa, na amizade colorida não há o compromisso de se estar sempre e, tampouco, somente com ela.
Geralmente o amigo é requerido em momentos de carência, entre um namoro e outro; ou quando se quer estar junto de alguém no qual você confia, mas que, por algum motivo, razão ou circunstância, não pretende se envolver com ela (ou com ninguém). Aí é que está a grande questão: caso não seja bem estabelecido, ou caso ambas as partes não estejam bem resolvidas quanto à situação, existe o risco em potencial de um dos dois criar expectativas ou mesmo se apaixonar, sem que o sentimento seja recíproco. Assim, principalmente em casos de pessoas que já eram amigas anteriormente, há a possibilidade da relação se tornar fragilizada, ou mesmo se acabar.
Existem pessoas que afirmam que “casos coloridos” podem se tornar um namoro, já que carinho e respeito são sentimentos que vão se construindo ao longo do tempo, e ambos já conhecem as manias, rotina e limites do outro. Também há aqueles que acreditam que “amigo é amigo, amores à parte”, e que dificilmente uma amizade colorida evoluirá para “algo mais”.
Assim, como nossa espécie tem uma grande capacidade de confundir as coisas, principalmente quando se envolve sentimentos, pode ser importante avaliar os riscos em potencial, e ver se realmente está disposto a enfrentá-los; ou simplesmente viver o presente e não esperar muito do parceiro nem da relação. Desta forma, a possibilidade de se machucar, ou sair magoado ou constrangido, é bem menor.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

#Por1MundoMelhor

O mundo chora pedindo socorro, irmãos matando irmãos, brigando por um prato de comida, um pouco de água, um lugar para dormir. E as nossas crianças, seres puros e incentes, sendo corrompidas para sobreviver. Mães sofrem, chorando a morte de seus filhos. Enquanto a Mãe natureza sofre, chorando a sua própria morte.
Mas não adianta apenas dizer o que o mundo está mau e apenas olhar as suas lágrimas, é preciso enchugá-las e ajudá-lo a erguer-se. É preciso mover-se enquanto ainda há tempo de salvar o que ainda resto de um velho senhor chamado planeta Terra, e o primeiro passo é alertar sobre o perigo que ele corre, e é para isso que serve a música; a música de todos os credos, do todas as culturas: A música, uma Linguagem Universal.
A música, a arma mais pura e pacificadora criada pelo homem.
E é esse o objetivo do Rock in Rio, usar a música como arma para combater o preconceito, a pobreza, a poluição e a tristeza.
Esse é o primeiro passo para caminhar-mos juntos e trabalhar-mos POR UM MUNDO MELHOR!


http://www.rockinrio.com.br

terça-feira, 16 de novembro de 2010

As origens da AIDS


No começo do século XX, os habitantes da selva africana tinham o costume de se embrenharem pela densa mata em busca da carne dos macacos. Durante a caça, muitos macacos apresentavam resistência e mordiam os seus futuros predadores. Logo que conseguiam abater um exemplar, esses caçadores colocavam o animal morto e ensanguentado em suas costas. Não raro, o sangue do primata abatido entrava em contato com as feridas daquele caçador africano.

Naquele exato instante, o SIV – um vírus que ataca o sistema imunológico dos macacos – entrava em contato com o organismo humano. Em pouco tempo, a ação desse micro-organismo dava origem ao HIV, responsável pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Nesse meio tempo, vários comerciantes de carne de macaco circulavam pelo território africano em cidades onde gastavam seu lucro com as prostitutas locais. Dessa forma, a AIDS acometia as suas primeiras vítimas.

Inicialmente, o reconhecimento da doença e sua transmissão pelo ato sexual eram completamente desconhecidos. Os relatos dos sintomas da AIDS eram comumente confundidos com algum tipo de pneumonia ou anemia profunda. Ao atingirmos a década de 1960, as várias guerras de independência no continente africano fizeram com que alguns infectados se refugiassem na Europa. A partir de então, o vírus da AIDS foi espalhado em novas regiões do planeta.

Um dos primeiros casos registrados no continente americano apareceu no Haiti, no ano de 1978. Na década de 1980, período em que a doença começou a ter maior notoriedade, as explicações para a AIDS circulavam em torno das mais variadas hipóteses. Inicialmente, alguns especialistas identificaram como uma espécie de câncer que acometia somente os homossexuais. Além disso, recomendava-se que o contato com os doentes fosse sistematicamente evitado.

Por conta da alta mortalidade, várias noções equivocadas começaram a se direcionar contra os portadores do vírus HIV. Entretanto, nas últimas décadas, novas pesquisas indicaram as formas de transmissão da doença e que qualquer pessoa – independente da sua escolha sexual – poderia ser acometida pela síndrome. Paralelamente, o desenvolvimento de potentes medicamentos ofereceu uma qualidade de vida maior para os infectados.

Ainda que tantas informações sejam disponibilizadas, vemos que a questão do preconceito e de outros mitos está ligada à doença. Em muitos casos, jovens ignoram a necessidade do uso de preservativos por saberem que os remédios podem oferecer uma vida relativamente confortável. Ao todo, estima-se que vinte e cinco milhões de pessoas tenham sido vitimadas pela doença e que outros 33 milhões sejam portadores do HIV.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Atração Sexual


A atração sexual ainda é um mistério para muitos pesquisadores, pois não se sabe de onde vem essa atração, sua manifestação, etc. Bom o que se sabe é que essa seleção sexual existe há milhares de anos, tanto que até Darwin a citou em seus estudos sobre a evolução da vida. O que atrai uma pessoa sexualmente? Bom, a maioria dos homens sente-se atraídos sexualmente por mulheres bonitas, que possuem certos atributos corporais como, por exemplo, seios fartos, pernas grossas, lábios, quadril volumoso, entre outros.
Em contrapartida, há homens que se sentem atraídos por mulheres inteligentes, que não tem uma beleza física tão evidente. Já as mulheres se sentem atraídas não só pelo aspecto físico, o qual é bastante relevante, mas também sua simpatia, sua forma de se comportar socialmente. Tudo isso, faz com a chama sexual se ascenda, mas é bom lembrar que não se deve confundir atração sexual com sentimento como, por exemplo, amor, paixão, etc.
A atração sexual está diretamente ligada com o desejo carnal e não sentimental. Essa sem dúvida é uma das causas da depressão feminina, pois boa parte das mulheres vê na atração sexual um indício de relacionamento afetivo, entretanto, para os homens significa apenas sexo.
Algumas pessoas podem sentir-se atraídas por pessoas do mesmo sexo, mas esse fato ainda não é explicado pela ciência, sendo casos isolados. A atração sexual é imprevisível, muitas pessoas falam que é algo de pele, uma espécie de química que atrai as pessoas. Muitas pessoas se sentem constrangidas com a atração sexual por que acham que só podem sentir isso com seus parceiros, mas não é bem assim, muitas pessoas sentem atração sexual por indivíduos com os quais não têm qualquer tipo de relacionamento. Isso é normal, pois é uma das diversas características do ser humano, pois o corpo pode sentir coisas diferentes do pensamento (razão).

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Morte Cerebral


A morte cerebral é a perda irreversível das funções do cérebro após este ser privado de oxigênio por mais de cinco minutos. Tal privação faz com que as células cerebrais sejam lesionadas de forma que nenhum equipamento, por mais eficiente e moderno que seja, consegue reverter o quadro.

Para confirmar a morte cerebral, os médicos realizam algumas avaliações para a verificação de sinais em todo o corpo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a morte cerebral só pode ser confirmada após a perda funcional dos neurônios. Os fatores que podem desencadear a morte cerebral são lesões, falta de oxigenação, derrame, tumor, overdose e glicose baixa.

Existem pessoas que confundem o coma e a morte cerebral, porém ambas possuem características particulares. Um indivíduo em coma possui sinais neurológicos apresentados em seu organismo enquanto que um indivíduo com morte cerebral perde todos esses sinais de forma definitiva. Vários tipos de estímulos externos são feitos de forma a produzir algum tipo de sinal no organismo, porém em caso de morte cerebral não há resposta positiva para tais.

Inúmeras instituições estimulam os familiares a doarem os órgãos do falecido para os vivos necessitados, porém essa questão ainda envolve bastante polêmica e receio por parte da família. Se permitido, os profissionais que diagnosticaram a morte do indivíduo contatam a Central de Transplantes que por sua vez informa para a Organização de Procura de Órgão que enviam diferentes médicos para realizar a retirada dos órgãos permitidos por familiares para encaminhá-los a pessoas que estão na fila de espera.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sexo Seguro


Fazer sexo é bom, mas tem que ser feito com segurança para evitar uma série de problemas. Muitas pessoas, em especial os jovens, praticam sexo sem o mínimo de proteção, pois se acham intocáveis, que nada pode acontecer com eles. Não é bem assim, o sexo praticado sem segurança acarreta em vários problemas futuros. A pessoa que não faz o uso de preservativos tem grandes chances de engravidar e adquirir uma doença sexualmente transmissível, com destaque para a AIDS.
Atualmente, o sexo já não é considerado um tabu no diálogo entre pais e filhos, sem falar que as escolas vêm desempenhando um importante papel na educação sexual dos jovens. Mesmo assim, o sexo é bastante banalizado, se dois adolescentes vão ter relações e esquecem o preservativo, ao invés de deixarem para outro momento, eles decidem dar prosseguimento ao ato sexual, pensando que só uma vez não fará mal. No entanto, é este tipo de brecha que gera uma gravidez indesejada, fato que é preocupante quando acontece na adolescência, e a aquisição de doenças sexuais. Por isso, é de extrema importância que o indivíduo faça sexo com segurança, em especial com o uso de preservativo.

O preservativo é utilizado nos atos sexuais, pois tem a função contraceptiva e de barreira. Por ser feito de látex ou de poliuretano, evita o contato com sangue, secreção vaginal ou com o esperma durante a relação sexual. Além de possuir vários tamanhos e cores, a camisinha agora também tem sabor.

Como usar:

1º Passo: antes de iniciar o ato sexual com o pênis ereto, aperte o bico do preservativo para sair todo o ar.
2º Passo: deixe um espaço de aproximadamente 2 cm na ponta da camisinha, algumas já vêm com bico especial.
3º Passo: vá desenrolando o preservativo sobre o pênis até conseguir cobri-lo por inteiro.
4º passo: depois de ejacular, retire o pênis da vagina enquanto ainda estiver ereto.
5º Passo: retire o preservativo com cuidado, embrulhe no papel higiênico, ou coloque em uma sacolinha amarre e jogue no lixo.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cera no ouvido


A cera que retiramos de forma errada do ouvido é produzida pelas glândulas ceruminosas que se localizam na parte externa do ouvido. Essas têm a função de proteger a pele do canal auditivo que é bastante fina e frágil contra possíveis microorganismos e ainda poeira e partículas de areia.

Também conhecida como cerume, a cera é composta por óleos, gorduras e enzimas. Ao contrário do que se pensa, a cera só deve ser removida do ouvido quando pode ser visualizada na orelha, ou seja, quando é expelida pelo ouvido. Infelizmente aprendemos desde pequenos a limpar o ouvido com hastes de algodão, o que é errado de se fazer, principalmente quando a haste é introduzida pelo canal, pois esse mau hábito empurra a cera já expelida e ainda a haste pode perfurar o tímpano e provocar problemas auditivos. A cera quando está cheia de pó de areia e poeira seca dentro da orelha e se solta com facilidade, tornando a limpeza ainda mais fácil.

Quando um indivíduo empurra a cera de volta para o canal auditivo ou ainda quando esta se acumula dentro do canal, é necessário que um especialista faça a remoção da mesma utilizando métodos apropriados para cada caso, como lavagem, aspirações ou ainda removendo com instrumentos adequados.

De forma correta, a limpeza do ouvido deve ser feita superficialmente e somente na parte externa do ouvido e na orelha. Se porventura houver um acidente e a perfuração do tímpano, deve-se procurar um médico imediatamente para que este faça o tratamento o quanto antes, dificultando assim o aparecimento de infecções
.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Criatividade


A criatividade pode receber várias definições a partir do ponto do vista com que é questionada. Sob o ponto de vista humano, a criatividade é uma qualidade adquirida e iniciada na infância que busca em idéias a fonte para criar novas coisas. Durante essa fase é que o potencial criativo é ou não ativado. Esse, que é a capacidade de produzir e transformar o ambiente segundo as necessidades, se desenvolve graças aos estímulos e elogios que a criança recebe de outras pessoas.

A criatividade é uma qualidade adquirida por pessoas curiosas que buscam inspiração em informações e têm a sensibilidade de percebê-las de forma diferente. Pessoas criativas possuem comportamentos diferentes: são curiosas ao extremo, são persistentes, são bem humoradas, são independentes em seus atos e responsáveis por tais, possui rápida desenvoltura em atividades, fácil percepção, habilidade no aprendizado e ainda são grandes visionárias, já que conseguem prever as conseqüências possíveis de ocorrer em suas criações por erros ou imprevistos.

A criatividade é uma qualidade que pode também se desenvolver após a infância. Para isso deve-se adquirir hábitos como dormir no mínimo oito horas, anotar idéias que surgem no decorrer do dia para executá-las, caminhar ao ar livre, evitar locais que enfraquecem o cérebro com barulhos e excessos, traçar objetivos, utilizar o tempo ocioso a favor da criatividade, sempre fazer anotações, ser curioso em todos os aspectos.

Como dizia Thomas Edison “Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração”. E ainda Bernard Shaw (filósofo) “As pessoas que vencem nesse mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam”.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Beijo na Boca


Há dois tipos de beijos e para cada um existe um significado; o beijo no rosto é sinal de respeito e carinho, na maioria das vezes é dado pelos pais, irmãos, amigos, entre outros. Já o beijo na boca, está relacionado ao amor, a paixão entre homens e mulheres. Existem várias formas de beijo na boca, fazendo com este nunca se torne monótono. O beijo faz parte da história da humanidade, há vários relatos sobre o beijo ao longo do tempo, o mais marcante está na Bíblia; o beijo de Judas no rosto de Jesus Cristo, marcando sua traição. Pois este beijo era o sinal que ele deveria dar aos soldados romanos que perseguiam Jesus, sinalizando que aquele que acabara de beijar era quem eles procuravam. Por isso, o beijo é representado pelo amor e pela traição, pois através de um beijo você pode transmitir seus melhores sentimentos, como também seus piores desejos.

Tipos de beijo:

Beijo francês: é o famoso beijo de língua, ou seja, aquele que se dá com a boca aberta utilizando a língua.

Beijo esquimó; é aquele onde se utiliza apenas o nariz, esfregando um no outro.

Beijo de amigo; é famoso selinho, onde apenas encosta os lábios.

Beijo experimental; é aquele onde se tapa os olhos do parceiro e coloca a boca sob o lábio superior do outro, fazendo com a língua movimentos rotatórios.

Beijo giratório; é aquele onde os dois inclinam a cabeça cada um para um lado, constantemente.

Beijo lagartixa; é aquele onde se dá uma lambida no olho do parceiro.

Beijo Oriental; é aquele beijo que se dá na nuca.

Beijo Drácula; é aquele que começa na boca e acaba no pescoço.

Beijo Molhado; é aquele onde ocorre uma grande troca de saliva.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Chulé



Ao raiar o sol começa a maratona do dia-a-dia e essa muitas vezes é associada a maus hábitos que provocam um “pequeno-grande” problema: o chulé. Também conhecido como bromidrose, o chulé é causado pelo excesso de suor nos pés que resultam na proliferação de bactérias. O excessivo suor pode estar ligado a vários fatores como: adolescência, onde os hormônios estão em alta e provocam diferentes reações corpóreas, obesidade e doenças como o hipertiroidismo e diabete. Também pode ocorrer por causa de sapatos apertados que fazem o pé suar mais, por causa das meias que podem ser sintéticas demais e ainda não serem trocadas diariamente, o material do sapato e/ou tênis também pode contribuir para o surgimento do mau cheiro.


Independente da idade e do sexo de cada indivíduo, o chulé é um problema que provoca incômodo e constrangimento, pois são caracterizados por odores nem um pouco agradáveis que podem ser percebidos de longe...
As bactérias que provocam o chulé permanecem sobre a pele buscando alimentos, que são obtidos através do suor e da descamação natural da pele. Com a presença de alimentos e ainda um ambiente úmido, as bactérias conseguem se multiplicar rapidamente aumentando a quantidade de suor decomposto pelas mesmas que ocorre através de processos de fermentação e liberação de gases: o chulé.


Para buscar controlar ou acabar com o chulé recomenda-se utilizar meias de algodão e trocá-las diariamente, evitar calçar sapatos e/ou tênis fechados sem o acompanhamento das meias, lavar bem os pés dando atenção aos espaços entre os dedos, enxugar bastante os pés e os dedos, adotar loção, creme ou talco para os pés que auxiliam no combate às bactérias, colocar os sapatos para ventilar quando o mesmo é retirado dos pés e antes de guardá-los, esfoliar os pés no mínimo uma vez na semana para retirar as escamações normais e alimentar-se de forma natural e saudável, minimizando o consumo de carnes vermelhas, pois essas contém toxinas em excesso, fazendo com que o organismo tente excretá-las, fazendo com que sejam acumulas nos pés. 

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Chiclete: Uma paixão mundial


O chiclete é uma espécie de confeito elaborado a partir do látex da árvore Sapota, ou Sapoti. Existem duas teorias que explicam a origem do chiclete. A primeira afirma que os índios da Guatemala passaram a mascar o látex que saía da árvore. No entanto, a hipótese mais provável que explica a origem do confeito é a de que foi o inventor nova-iorquino Thomas Adams Jr. que começou a fabricar borrachas mastigáveis. De fato, o confeito ganhou enorme popularidade durante as Guerras Mundiais, uma vez que os soldados o usavam como forma de relaxante para o stress diário de guerra.

Não é recomendável realizar a mastigação do chiclete no período da manhã, antes da primeira refeição do dia, pois o mesmo estimula a produção de suco gástrico, favorecendo assim, a ocorrência de gastrites e úlceras. No entanto, sabe-se também, que o mastigar do chiclete aumenta o ritmo cardíaco, ativa os mecanismos do cérebro responsáveis pela memorização e aumenta a oxigenação do cérebro.