quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Como apresentar um trabalho na frente de toda a sala?


Existem pessoas que não conseguem falar bem quando estão com toda a atenção voltada para si. No período escolar são inúmeras as vezes que o aluno tem que apresentar um trabalho, uma maquete, um exercício ou outras atividades que o coloca sobre evidência aos demais que estão presentes na sala de aula. Como lidar com a insegurança e a timidez ao falar?

Os sinais quando se está prestes a falar para outras pessoas são sempre os mesmos: frio na barriga; suor, principalmente nas mãos; vontade de urinar; insegurança e voz trêmula. Para conseguir lidar com essas situações é importante seguir algumas regrinhas básicas:

Dominar o assunto a ser apresentado, ler o material não é bom;
Buscar a melhor maneira de se apresentar à frente, de pé ou sentado;
Falar de forma clara com o vocabulário adequado para a situação (para que o objetivo seja atingido);
Determinar um tempo para a apresentação;
Falar com boa intensidade e velocidade, nem alto e nem baixo, nem devagar e nem rápido;
Mostrar entusiasmo na apresentação para despertar interesse daqueles que ouvem para o que é apresentado;
Não tente se desculpar se por acaso der algum deslize e nem se justifique, apenas corrija;
Olhar diretamente para as pessoas para que inspire confiança;
Busque materiais de apoio que auxilie na lembrança do que deve ser falado;
Evitar olhar para colegas que buscam tirar sua concentração;
Ao final, enfatizar os pontos principais apresentados e por fim;
Esclarecer dúvidas que possam existir.

Apesar de seguir à risca o que está descrito acima, poderá ainda haver o aparecimento do nervosismo e do friozinho na barriga, porém insegurança não.

Cães e gatos sentem calor?

 Os animais domésticos possuem instintos e reações de origem duvidosa, encontre respostas agora mesmo para as perguntas que você sempre fez a si mesmo, como por exemplo, cães e gatos sentem calor? Se sim, como eles se refrescam?

A começar pelos gatos, se os bichanos têm aversão à água significa que não sentem calor? Negativo, eles também sentem quando a temperatura ambiente se eleva. Só que essa raça faz o possível para não se sentir encalorada: optam pelo descanso em ambientes mais frescos (varandas, locais arejados), rolam por superfícies mais gélidas (chão frio, à sombra). E o fato do bichinho não ser chegado à água não significa que sejam sujos. Os felinos costumam lamber o próprio corpo, e dessa forma garantem a higiene pessoal e se sentem mais arejados.

E quanto aos cães, já tocou no focinho do seu animal de estimação? É frio e úmido, como se fosse uma pedra de gelo.

Cachorros não conseguem transpirar como nós. A função de expelir suor está em equilibrar a temperatura corpórea e eliminar fluidos (toxinas) do organismo. Os cães utilizam de outra técnica para atingir os mesmos objetivos, eles ofegam constantemente, ou seja, respiram bem rápido e garantem uma maior evaporação dos fluídos pelo nariz. Aquelas gotinhas, que deixem o nariz do cão úmido e frio, nada mais são do que seu próprio suor, e assim eles promovem a perda de calor pelo corpo.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Missão Impossível 4


O quarto filme da série de blockbusters de ação Missão Impossível, com o ator Tom Cruise, será gravado em parte em Dubai, anunciou nesta terça-feira (28) o escritório de mídia do emirado do Golfo Árabe.
Centro regional de turismo e comércio, Dubai está emergindo aos poucos de uma crise de dívida que se seguiu à queda de seu mercado imobiliário após a recessão financeira global. A recessão levou ao cancelamento de projetos de bilhões de dólares e à perda de milhares de empregos.   
Revelado o novo vilão de Missão Impossível 4
Filme Missão Impossível 4 terá novo título
Jeremy Renner é confirmado em Missão Impossível 4
Missão Impossível 4 escala agente feminina
Em comunicado à imprensa, o escritório de mídia informou que "os preparativos para as filmagens em Dubai foram acordados com a produtora, a Paramount, após dois meses de reuniões e procura de locais para filmagem.
- As filmagens, que vão atrair mais de 400 profissionais do cinema, devem ter início dentro de algumas semanas.
Dubai quer tornar-se um centro global de negócios e lazer ao estilo de Cingapura, com estilo de vida elegante e sem cobrança de imposto de renda.
Como parte de sua ambição, vem procurando se tornar um centro de produção cinematográfica na região, lançando um festival de cinema com muita fanfarra em 2004 e promovendo-se como local de produção cinematográfica internacional, com projetos como o Dubai Studio City (DSC).
A Dubai Media Incorporated, administrada pelo governo, dará apoio técnico e de pessoal à produção do filme, e a DSC dará apoio técnico e logístico.
Missão Impossível 4 será dirigido por Brad Bird, conhecido por filmes como Os Incríveis, que rendeu mais de R$ 446 milhões de bilheteria em 2004, e Ratatouille, que recebeu o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2008.
Com seus hotéis de luxo, praias de areia macia, ilhas artificiais no formato de palmeiras e um horizonte urbano que inclui o edifício mais alto do mundo, a cosmopolita Dubai vem atraindo celebridades e estrelas de cinema.
By R7

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

X-men Origens: Wolverine 2

Apesar do mau resultado do primeiro X-Men Origins: Wolverine, os diretores não parecem estar evitando assumir a cadeira principal da sequência, que mostrará Logan no Japão, se apaixonando por uma moça prometida em casamento a outro, e sair na porrada com todos os que forem contra o seu romance nipônico.
David Slade, que dirigiu o terceiro filme da franquia Crepúsculo, o Eclipse, além de 30 Dias de Noite, se mostrou interessado em assumir o comando da nova incursão do Carcaju nas telonas. Mas ele não é o único, já que Robert Schwentke, que responde por Red, nova película a ser estrelada por Bruce Willis, também está com seus olhos fitos nessa produção da Fox.
No fim, fica a pergunta: quem os fãs preferem?

Você tem medo de quê?


O medo é uma reação natural que organismo possui em face de algum perigo, porém em algumas pessoas e/ou alguns casos o medo se torna um inimigo terminal para o homem. Originado por estímulos estressores enviados ao cérebro, a sensação do medo desenvolve uma reação que libera compostos químicos pelo organismo, causando aceleração dos batimentos cardíacos, da respiração e enrijecimento dos músculos.

Apesar de sua naturalidade, existem casos onde o medo passa a ser patológico, ou seja, doentio, limitando os afazeres de indivíduos e impedindo-os de viver de maneira regular. Normalmente o medo se manifesta sem uma razão específica e fora da realidade. O medo patológico consegue perturbar os sentidos de um indivíduo fazendo com que ele não consiga distinguir a realidade do que imagina ser, fazendo com que sua vida  seja limitada naquilo em que imagina ser seguro. Acredita-se que o medo é conseqüência de algum trauma vivido.

Existem vários tipos de tratamento para os mais variados medos, sendo que, o tratamento é aplicado de acordo com a manifestação do medo e seu grau de intensidade, pois há pessoas que possuem medo de altura e não olham pela janela de um apartamento no 18º andar e pessoas que possuem “medo” de altura e não vão a um apartamento no 18º andar. Normalmente utiliza-se hipnose, terapia comportamental, cognitiva e interoceptiva além de medicamentos específicos. Após as terapias, o indivíduo com o medo patológico começa a ser exposto gradualmente ao agente que o induz a sentir medo. 

sábado, 25 de setembro de 2010

Amigo Imaginário


Em face de situações de fragilidade e insegurança as crianças buscam algo para utilizarem como refúgio. Diante dessas situações algumas delas criam amigos imaginários que podem não ser vistos ou ainda serem representados por travesseiros, bonecos ou qualquer objeto. A criança cria uma relação com tal amigo para que este o ajude a compreender mudanças e ainda a controlar seus sentimentos.
A criação desse amigo imaginário acontece normalmente por volta dos dois anos de idade e acontece, por exemplo, em situações em que nasce um irmão, quando perde alguém querido, quando muda de escola ou outro ambiente, quando vivencia a separação dos pais e/ou qualquer outra situação que confunda seu psicológico.
Apesar de estabelecer um relacionamento normal com esse amigo, a criança tem consciência de que de fato o amigo não existe, porém continua a utilizá-lo como válvula de escape perante a realidade. É uma forma de se desligar do mundo, o que é substituído por volta dos seis anos de idade por amigos de verdade sendo estes de qualquer ambiente em que freqüente.
Diante de uma criança e seu amigo imaginário, os pais não devem se apavorar e sim tratar a situação com naturalidade e respeito atentando sempre para o que é abordado no diálogo, pois dessa forma se pode conhecer as limitações, o sentimento omitido e os problemas que estão confundindo a criança. É interessante que a relação entre o real e o imaginário criado pela criança não seja estimulado, pois pode estimular o isolamento dessas com o imaginário provocando problemas sociais no futuro.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Transtorno Bipolar


O transtorno afetivo bipolar é uma doença que se refere ao humor ou afeto. A característica do transtorno afetivo bipolar é a alteração do humor com episódios depressivos e maníacos no decorrer da vida.
 Os sintomas do TAB são estáveis, porém é uma doença que apresenta uma complexidade e um quadro clínico diverso.
Alguns dos sintomas da fase maníaca são: hiperatividade, sentimento de grandeza, sentimento de alegria e bem estar inabaláveis, necessidade de sono diminuída, comportamento sexual desinibido e promíscuo. Já na fase depressiva, a pessoa apresenta sentimentos de tristeza, desespero e auto-estima baixa.
A característica fundamental do Transtorno Bipolar é assinalada pelo acontecimento de um ou mais Episódios Maníacos ou Episódios Mistos.
As causas do TAB podem estar relacionadas à hereditariedade, traumas, acontecimentos fortes, como mudança e morte.
O tratamento é feito com lítio e anticonvulsivantes, como o tegretol e o trilpeptal. Os antipsicóticos são usados temporariamente, durante as fases intensas de mania.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

HOMEM ARANHA 4

  • Título original: Spider-Man 4
  • Duração:Não disponível
  • Gênero: Ação / Aventura
  • Direção: não definido
  • Ano: 2011
  • País de Origem: EUA
Foi divulgado pela produtora Todd Black, produtora do filme Homem Aranha 4 que a quarta edição da trama será lançada em 2012 e que o principal papel do filme terá um novo nome, trata-se de Andrew Garfield que fará o papel do Homem Aranha. Informações sobre quem interpretará Mary Jane e Harry Osborn ainda não foram divulgados pela produtora do filme.
As filmagens de Homem Aranha 4 terão início em dezembro deste ano na cidade de Los Angeles e estreará em todos os cinemas no dia 3 de julho de 2012 e a informação oficial divulgada, é a de que o filme será lançado também em versão 3D. O trailer e o pôster oficial do filme Homem Aranha 4 não existe, já que as gravações do filme ainda nem começaram.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Esquizofrenia: A Doença da Mente Dividida


Das doenças do foro psiquiátrico que ouço falar, a esquizofrenia, talvez pela forma como se manifesta ou mesmo pela própria doença em si, foi sempre aquela que mereceu da minha parte maior curiosidade e estudo.
Mas afinal, o que é a esquizofrenia? A esquizofrenia (do grego “skhizein” (esquizo) que significa fender, rasgar, dividir e “phrên” (frenia) que significa pensamento) é uma doença do cérebro causada pela alteração da estrutura básica dos processos de pensamento, afectando essencialmente a capacidade cognitiva. Caracterizada por uma dissociação das funções psíquicas e pela perda de contacto com o mundo exterior, com um mundo que não o do esquizofrénico, os seus efeitos acabam por se reflectir também no comportamento e nas emoções do doente, que sofre um desvio de personalidade facilmente reconhecível.
Existem várias explicações relativamente às causas do aparecimento da esquizofrenia. Hoje sabe-se que a doença pode ter causas genéticas e que a probabilidade de um indivíduo vir a sofrer de esquizofrenia aumenta se houver um caso desta doença na família - "No caso de um dos pais sofrer de esquizofrenia, a prevalência da doença nos descendentes directos é de 12%. Na situação em que ambos os pais se encontram atingidos pela doença, esse valor sobe para 40%”. Apesar desta relação, cerca de 81% dos doentes com esquizofrenia não têm qualquer familiar em primeiro grau atingido pela doença e cerca de 91% não têm sequer um familiar afectado.
Por outro lado, também os factores cerebrais e biológicos podem estar relacionados com o eclodir da doença: alterações bioquímicas e estruturais do cérebro, como por exemplo, nalguns neurotransmissores (como a dopamina), são potenciais causas da esquizofrenia.
Além disso, existem algumas outras teorias que ajudam a explicar o aparecimento da doença. As teorias psicanalíticas, por exemplo, remetem para a fase oral do desenvolvimento psicológico em que a ausência de relações interpessoais saudáveis estaria na origem da esquizofrenia - “a ausência de gratificação verbal ou da relação inicial entre mãe e bebé conduz igualmente as personalidades “frias” ou desinteressadas (ou indiferentes) no estabelecimento das relações”.
Também os factores sociais podem propiciar a doença: muitas pessoas passaram por períodos de depressão, stress ou conflitos antes de se tornarem esquizofrénicos. Isto leva-nos a concluir que, juntamente com o facto de serem portadores de factores de vulnerabilidade pessoais, este ambiente desfavorável pode desencadear os mecanismos de disfunção mental, característica da esquizofrenia.
Convém sublinhar que nenhuma das causas referidas explica isoladamente o aparecimento da esquizofrenia.
Quanto aos sintomas que a doença pode manifestar variam de indivíduo para indivíduo, podendo ser divididos em duas categorias: os sintomas positivos e os sintomas negativos. Os sintomas positivos caracterizam-se pelos delírios como pensamentos irreais e delirantes - “ideias individuais do doente que não são partilhadas por um grande grupo”. Este tipo de sintomas costumam aparecer na fase aguda da doença e são as perturbações mentais mais graves e mais anormais: alucinações; percepções irreais, como ouvir, ver, saborear, cheirar ou sentir algo irreal, sendo mais frequentes as alucinações auditivas e visuais; pensamento e discurso desorganizado; alterações do comportamento, ansiedade e também impulsos agressivos. Os sintomas negativos acompanham a evolução da doença e reflectem-se na falta de motivação (vontade e iniciativa) e afectividade, ausência de emoções e deficiência quanto ao discurso, ao pensamento e às relações interpessoais, como resultados da perda das capacidades mentais. O isolamento social (o indivíduo desliga-se completamente do mundo, virando-se apenas para si mesmo, o que se assemelha em parte ao autismo), a apatia ou a indiferença emocional são também possíveis manifestações de sintomas negativos.
Quando na fase aguda, esta doença pode impedir o esquizofrénico de levar uma vida normal. A propósito disso, um dos maiores receios do esquizofrénico é o facto de se poder sentir rotulado em termos sociais como aquele indivíduo intrinsecamente perigoso e violento, quando estudos mostram que a incidência de comportamento violento nestes doentes e no resto da população é habitualmente idêntica. Além disso, e apesar de a cura ainda não existir, o tratamento é possível e pode ajudar em grande medida a tratar os sintomas e a permitir assim que os doentes possam viver as suas vidas de forma saudável e produtiva.

“Quero que as pessoas entendam que sou como os outros. Sou um indivíduo e deveria ser tratada como tal pela sociedade. Não deveriam fechar-me numa caixa com a etiqueta de esquizofrenia” (Jane, doente esquizofrénica).

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Anime do seriado Sobrenatural feito pela MADHOUSE estréia em 2011!

A Warner Bros do Japão confirmou a produção de um anime baseado no seriado de terror Supernatural. O animê, Supernatural The Animation,  será feito pelo estúdio MADHOUSE. Esse será o primeiro anime adaptado de uma série de tv do ocidente.
Segundo o animeanime.jp, o anime de Supernatural vai ter uma temporada de 22 episódios cobrindo a história das duas primeiras temporadas da versão original. O anime não só reproduzirá os melhores episódios da série, como também terá episódios originais que não existem no seriado. Esses episódios incluirão prólogos da infância dos Winchester, inimigos originais e episódios com personagens secundários do seriado.

 O criador de Supernatural, Eric Kripke, é o criador do anime, e o co-fundador da MADHOUSE, Masao Maruyama é o produtor executivo. Takahiro Yoshimatsu (Trigun) fará o design dos personagens.
O site diz que a adaptação prevista para estrear em 2011 será diferente de tudo ja visto antes.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Veja dois novos pôsters da comédia "Um Parto de Viagem".

A Warner Bros. divulgou dois pôsters e um novo trailer da comédia Um Parto de Viagem (Due Date - 2010).
No filme, estrelam Robert Downey Jr. (Homem de Ferro 2) e Zach Galifianakis (Se Beber, Não Case!) como dois improváveis companheiros que estão juntos numa viagem que irá mudar suas vidas, de uma forma hilariante.

Downey interpreta Peter Highman, um pai de primeira viagem cuja esposa dará à luz em cinco dias. Enquanto Peter tenta pegar um voo para sua casa em Atlanta e chegar a tempo de ficar ao lado de sua mulher, suas boas intenções vão para o espaço quando um encontro surpresa com o aspirante a ator Ethan Tremblay (Galifianakis) faz com que Peter tenha de pegar uma carona com ele - o que será uma viagem pelo país que irá acabar com muitos carros, várias amizades e com a paciência de Peter.

Dirigido por Todd Phillips (Se Beber, Não Case!) e escrito por Alan R. Cohen e Alan Freedland, Um Parto de Viagem chega aos cinemas nacionais no próximo dia 5 de novembro.

Veja os pôsters:

Confira o primeiro pôster de "Atividade Paranormal 2".


    Notícias
Atividade Paranormal 2 (Paranormal Activity - 2010) acaba de ganhar o seu primeiro pôster, e mais uma vez você não verá nada interessante.

O pôster parece ter sido feito no Paint, com a primeira imagem oficial do filme colada sobre um fundo preto.

Espero que o filme não seja tão ruim quanto sua divulgação.

Dirigido por Tod Williams e escrito por Oren Peli (diretor do primeiro filme), Atividade Paranormal 2 chega aos cinemas em 22 de outubro deste ano.

Veja o pôster:

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Psicose


Generalidades
A psicose é um estado anormal de funcionamento psíquico. Mesmo não sabendo exatamente como são as patologias psiquiátricas, podemos imaginar algo semelhante ao compará-las com determinadas experiências pessoais. A tristeza e a alegria assemelham-se à depressão e a mania, a dificuldade de recordar ou de aprender estão relacionada à demência e ao retardo, o medo e a ansiedade perante situações corriqueiras têm relações com os transtornos fóbicos e de ansiedade. Da mesma forma outros transtornos psiquiátricos podem ser imaginados a partir de experiências pessoais. No caso da psicose não há comparações, nem mesmo um sonho por mais irreal que seja, não é semelhante à psicose.
A essência da psicoseQuando alguém nos conta uma história realista dependendo da confiança que temos nessa pessoa acreditaremos na história. Na medida em que constatamos indícios de que a história é falsa começamos a pensar que nosso amigo se enganou ou que no fundo não era tão confiável assim. Nesse evento o que se passou? Primeiro, um fato é admitido como verdadeiro, depois novos conhecimentos ligados ao primeiro são adquiridos, por fim a confrontação dos fatos permite a verificação de uma discordância. Do raciocínio lógico surgiu um questionamento. Essa forma de proceder provavelmente é exercida diariamente por todos nós. A forma de conduzir idéias confrontando-as com os fatos é uma maneira de estabelecer o contato com a realidade. O que aconteceria se essa função mental não pudesse mais ser executada? Estaríamos diante de um estado psicótico!
Pois bem, o aspecto central da psicose é a perda do contato com a realidade, dependendo da intensidade da psicose. Num dado momento a perda será de maior ou menor intensidade. Os psicóticos quando não estão em crise, zelam pelo seu bem estar, alimentam-se, evitam machucar-se, têm interesse sexual, estabelecem contato com pessoas reais. Isto tudo é indício da existência de um relacionamento com o mundo real. A psicose propriamente dita começa a partir do ponto em que o paciente relaciona-se com objetos e coisas que não existem no nosso mundo. Modifica seus planos, suas idéias, suas convicções, seu comportamento por causa de idéias absurdas, incompreensíveis, ao mesmo tempo em que a realidade clara e patente significa pouco ou nada para o paciente. Um psicótico pode sem motivo aparente cismar que o vizinho de baixo está fazendo macumba para ele morrer, mesmo sabendo que no apartamento de baixo não mora ninguém. A cisma nesse caso pertence ao mundo psicótico e a informação aceita de que ninguém mora lá é o contato com o mundo real. No nosso ponto de vista são dados conflitantes, para um psicótico não são, talvez ele não saiba explicar como um vizinho que não está lá pode fazer macumba para ele, mas a explicação de como isso acontece é irrelevante, o fato é que o vizinho está fazendo macumba e pronto. O psicótico vive num mundo onde a realidade é outra, inatingível por nós ou mesmo por outros psicóticos, mas vive simultaneamente neste mundo real.
Delírio, o principal sintoma
O delírio é toda convicção inabalável, incompreensível e absurda que um psicótico tem. O delírio pode ser proveniente de uma recordação para a qual o paciente dá uma nova interpretação, pode vir de um gesto simples realizado por qualquer pessoa como coçar a cabeça pode vir de uma idéia criada pelo próprio paciente, pode ser uma fantasia como acreditar que seres espirituais estejam enviando mensagens do além através da televisão, ou mais realistas como achar que seu sócio está roubando seu dinheiro. O delírio proveniente de eventos simples como coçar a cabeça são as percepções delirantes. Ver uma pessoa coçar a cabeça não pode significar nada, mas para um paciente delirante pode, como um sinal de que a pessoa que coçou a cabeça julga-o (paciente) homossexual. Quando a idéia é muito absurda é fácil ver que se trata de um delírio, mas quando é plausível é necessário examinar a forma como o paciente pratica a idéia que defende. O exemplo do vizinho acima citado também é um delírio. A constatação de um delírio não é tarefa para leigos, nem mesmo os clínicos gerais estão habilitados para isso; somente os psiquiatras e profissionais da área de saúde mental.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Serial Killers

Matador de Massa:-Mata quatro ou mais vítimas em um só local, num só evento. Em geral, sua explosão de violência é dirigida para o grupo que supostamente o oprimiu, ameaçou ou rejeitou.

Serial killer:- são indivíduos que cometem uma série de homicídios com um intervalo entre eles, durante meses ou anos, até que seja preso ou morto. As vítimas têm o mesmo perfil (prostitutas, mochileiros, crianças, idosos) e mesma faixa etária, sexo, raça etc. As vítimas são escolhidas ao acaso dentro deste perfil e mortas sem razão aparente; ela é objeto da fantasia do serial killer.

Spree Killer:- (Matador Impulsivo) As vítimas dele estão no lugar errado, na hora errada. O criminoso mata várias pessoas num período de horas, dias ou semanas, e não passa por fases e se acalma até precisar matar novamente. Ele pode parar de matar tão rápido quanto começou.

O que é um psicopata?


O termo “psicopata” caiu na boca do povo, embora na maioria das vezes seja usado de forma equivocada. Na verdade, poucos transtornos são tão incompreendidos quanto a personalidade psicopática.

Descrita pela primeira vez em 1941 pelo psiquiatra americano Hervey M. Cleckley, do Medical College da Geórgia, a psicopatia consiste num conjunto de comportamentos e traços de personalidade específicos. Encantadoras à primeira vista, essas pessoas geralmente causam boa impressão e são tidas como “normais” pelos que as conhecem superficialmente.

No entanto, costumam ser egocêntricas, desonestas e indignas de confiança. Com freqüência adotam comportamentos irresponsáveis sem razão aparente, exceto pelo fato de se divertirem com o sofrimento alheio. Os psicopatas não sentem culpa. Nos relacionamentos amorosos são insensíveis e detestam compromisso. Sempre têm desculpas para seus descuidos, em geral culpando outras pessoas. Raramente aprendem com seus erros ou conseguem frear impulsos.



Não é de surpreender, portanto, que haja um grande número de psicopatas nas prisões. Estudos indicam que cerca de 25% dos prisioneiros americanos se enquadram nos critérios diagnósticos para psicopatia. No entanto, as pesquisas sugerem também que uma quantidade considerável dessas pessoas está livre. Alguns pesquisadores acreditam que muitos sejam bem-sucedidos profissionalmente e ocupem posições de destaque na política, nos negócios ou nas artes.

Especialistas garantem que a maioria dos psicopatas é homem, mas os motivos para esta desproporção entre os sexos são desconhecidos. A freqüência na população é aparentemente a mesma no Ocidente e no Oriente, inclusive em culturas menos expostas às mídias modernas. Em um estudo de 1976 a antropóloga americana Jane M. Murphy, na época na Universidade Harvard, analisou um grupo indígena, conhecido como inuíte, que vive no norte do Canadá, próximo ao estreito de Bering. Falantes do yupik, eles usam o termo kunlangeta para descrever “um homem que mente de forma contumaz, trapaceia e rouba coisas e (...) se aproveita sexualmente de muitas mulheres; alguém que não se presta a reprimendas e é sempre trazido aos anciãos para ser punido”. Quando Murphy perguntou a um inuit o que o grupo normalmente faria com um kunlangeta, ele respondeu: “Alguém o empurraria para a morte quando ninguém estivesse olhando”.

O instrumento mais usado entre os especialistas para diagnosticar a psicopatia é o teste Psychopathy checklist-revised (PCL-R), desenvolvido pelo psicólogo canadense Robert D. Hare, da Universidade da Colúmbia Britânica. O método inclui uma entrevista padronizada com os pacientes e o levantamento do seu histórico pessoal, inclusive dos antecedentes criminais. O PCL-R revela três grandes grupos de características que geralmente aparecem sobrepostas, mas podem ser analisadas separadamente: deficiências de caráter (como sentimento de superioridade e megalomania), ausência de culpa ou empatia e comportamentos impulsivos ou criminosos (incluindo promiscuidade sexual e prática de furtos).



Três mitos

Apesar das pesquisas realizadas nas últimas décadas, três grandes equívocos sobre o conceito de psicopatia persistem entre os leigos. O primeiro é a crença de que todos os psicopatas são violentos.

Estudos coordenados por diversos pesquisadores, entre eles o psicólogo americano Randall T. Salekin, da Universidade do Alabama, indicam que, de fato, é comum que essas pessoas recorram à violência física e sexual. Além disso, alguns serial killers já acompanhados manifestavam muitos traços psicopáticos, como a capacidade de encantar o interlocutor desprevenido e a total ausência de culpa e empatia. No entanto, a maioria dos psicopatas não é violenta e grande parte das pessoas violentas não é psicopata.

Dias depois do incidente da Universidade Virginia Tech, em 16 de abril de 2007, em que o estudante Seung-Hui Cho cometeu vários assassinatos e depois se suicidou, muitos jornalistas descreveram o assassino como “psicopata”. O rapaz, porém, exibia poucos traços de psicopatia. Quem o conheceu descreveu o jovem como extremamente tímido e retraído.



Infelizmente, a quarta edição do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-IV-TR) reforça ainda mais a confusão entre psicopatia e violência. Nele o transtorno de personalidade anti-social (TPAS), caracterizado por longo histórico de comportamento criminoso e muitas vezes agressivo, é considerado sinônimo de psicopatia. Porém, comprovadamente há poucas coincidências entre as duas condições.
O segundo mito diz que todos os psicopatas sofrem de psicose. Ao contrário dos casos de pessoas com transtornos psicóticos, em que é freqüente a perda de contato com a realidade, os psicopatas são quase sempre muito racionais. Eles sabem muito bem que suas ações imprudentes ou ilegais são condenáveis pela sociedade, mas desconsideram tal fato com uma indiferença assustadora. Além disso, os psicóticos raramente são psicopatas.

O terceiro equívoco em relação ao conceito de psicopatia está na suposição de que é um problema sem tratamento. No seriado Família Soprano, dra. Melfi, a psiquiatra que acompanha o mafioso Tony Soprano, encerra o tratamento psicoterápico porque um colega a convence de que o paciente era um psicopata clássico e, portanto, intratável. Diversos comportamentos de Tony, entretanto, como a lealdade à família e o apego emocional a um grupo de patos que ocuparam a sua piscina, tornam a decisão da terapeuta injustificável.

Embora os psicopatas raramente se sintam motivados para buscar tratamento, uma pesquisa feita pela psicóloga Jennifer Skeem, da Universidade da Califórnia em Irvine, sugere que essas pessoas podem se beneficiar da psicoterapia como qualquer outra. Mesmo que seja muito difícil mudar comportamentos psicopatas, a terapia pode ajudar a pessoa a respeitar regras sociais e prevenir atos criminosos.

Psicopatia Violenta - Idealização do cinema

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Zé Colméia e Catatau


Preciso explicar o que Zé Colméia significa para o mundo dos desenhos animados clássicos? Qualquer ser humano que teve uma TV na década de 60, ou de 70, ou de 80 e ou de 90 (ufa!) sabe o quão magnífico o personagem é. O urso fã de cestas de piquiniques é quase que o Mickey Mouse da Hanna-Barbera. Admito que ele está sumido por muitos anos, fazendo algumas aparições em reprises na TV aberta ou paga, em alguns DVDs lançado por aqui (Nos EUA tem o box completo do show clássico que é de explodir de chorar de emoção – veja!). Mas certos ícones nunca somem por completo. Zé Colméia e Catatau estão de volta ao mundo do entretenimento e as telonas dos cinemas, e em live-action, no mesmo molde do que a Warner fez com dois filmes do Scooby-Doo, que podem não ser fabulosos como um “O Senhor dos Anéis”, mas não dá para deixar de sentir alguns sentimentos nostálgicos ao ver aqueles velhos amigos de infância.
Para as vozes, temos Dan Aykroyd como o ursão protagonista, escolha que acho simplesmente perfeita, basta ver o trailer abaixo, já Catatau terá em seu idioma original Justin Timberlake, nada contra o ator/cantor, mas acho que havia opções melhores no baralho. No trailer ainda é possível ver o ator Tom Cavanagh como o Guarda Smith, também gostei de ver a participação de Anna Faris, a atriz de Todo Mundo em Pânico. Ela não é lá grande coisa, suas atuações são sempre parecidas, mas eu a acho engraçada assim mesmo. No trailer é impossível não ficar nostálgico, principalmente na piada da torta. Apesar de não aparecer no trailer, Cindy, a ursa namorada do Zé, estará presente no filme e será dublada pela atriz Christine Taylor.
O filme estréia em Dezembro nos EUA, mas aqui na República das Bananas, só poderemos conferir nas telonas em Fevereiro de 2011, uma lástima. Odeio esperar filmes que os camelos ficam cantando nas barraquinhas nas ruas, aproveitando a lerdeza de nossas distribuidoras no Cinema.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Capitão América: The First Avenger: Captain America



  • Título original: The First Avenger: Captain America
  • Duração: Não disponível
  • Gênero: Ação
  • Direção: Joe Johnston
  • Ano: 2011
  • País de origem: EUA
 Steve Rogers um garoto frágil nascido de uma família pobre decidi se alistar no exército, após ficar horrorizado por uma propaganda que mostrou a ascensão nazista na EUROPA. Mas, por causa da fragilidade de sua saúde ele é rejeitado. Porém o general Chester Phillips lhe oferece a chance de participar da OPERAÇÃO RENASCIMENTO. Após semanas de testes ele recebe o soro do super soldado e é bombardeado por raios vita. Tendo então o corpo perfeito ele é submetido a treinamentos, e após alguns meses recebe sua primeira missão como CAPITÃO AMÉRICA. Armado com seu escudo, ele vai combater o mal sozinho e como líder dos vingadores.

sábado, 11 de setembro de 2010

X-Men: First Class, dos quadrinhos ao cinema


Até pouco tempo atrás, achava-se que o próximo filme com os heróis mutantes da Marvel seria Wolverine 2 (que está em pré-produção), mas as coisas no cinema mudam de uma hora para outra e a Fox confirmou X-Men: First Class (que pode ser traduzido como a Primeira Turma ou Primeiras Aulas) para 3 de junho de 2011 e em 3D.
Mas de onde surgiu essa idéia? X-Men: First Class surgiu nos quadrinhos há poucos anos como uma minissérie em 8 partes, escrita por Jeff Parker e desenhada pelo brasileiro Roger Cruz. A premissa da série era mostrar histórias novas com os jovens X-Men originais, Ciclope, Fera, Jean Grey, Homem de Gelo e Anjo quando eles estariam tendo suas primeiras aulas na escola do Professor Xavier .O projeto deu certo e rendeu uma série mensal e mais duas minisséries (a última chamada de Uncanny X-Men: First Class mostra a equipe com os novos membros – Wolverine, Banshee, Tempestade, Colossus e Noturno). Como os executivos de Hollywood estão sempre de olhos abertos para novas idéias não demorou muito para First Class entrar na lista de possibilidades para adaptação.
A Fox contratou então Josh Schwartz (criador de The O.C. e Chuck) para escrever o roteiro. O estúdio se mostrou satisfeito com o roteiro, mas ainda não havia nenhum diretor ligado ao projeto. Até que um belo dia Bryan Singer almoça com Hugh Jackman (o Wolverine) e começa a se reaproximar do estúdio.
Só para esclarecer, Singer foi diretor de X-Men e X-Men 2, além de ter em seu currículo Os Suspeitos, Operação Valquíria e Superman o Retorno e ser o produtor executivo de House, uma das melhores séries dramáticas da TV americana. Com Singer escalado como diretor o projeto ganhou força e ele trouxe os escritores Ashley Miller e Zack Stentz para trabalhar em uma nova versão do roteiro. Só que havia uma pequena pedra no meio do caminho: Singer já tinha um outro projeto na frente de First Class e como o estúdio tem pressa no lançamento do filme ele teve que deixar o posto de diretor, ficando encarregado da produção ao lado de Lauren Shuler Donner.
Para a surpresa de muitos a situação fo resolvida rapidamente e marcou um outro retorno. O novo diretor é Matthew Vaughn (de Stardust e Kick-Ass). Ele seria o diretor de X-Men 3, mas deixou o projeto em cima da hora o que causou um mau estar entre ele e a Fox, mas parece que tudo foi deixado para trás. Vaughn chamou sua parceira Jane Goldman para revisar o roteiro e, com tudo pronto, as filmagens foram marcadas para setembro de 2010. Singer deverá dirigir um novo filme mutante assim que acabar I Kill Giants para a Warner.
Vários nomes entraram e saíram do elenco de X-Men: First Class, mas a maioria dos papéis importantes já está escalada (e dão uma idéia da história do filme). Os papéis principais ficaram com James McAvoy (O Procurado), que viverá o jovem Professor Xavier e Michael Fassbender (300 de Esparta) será Magneto. Os outros papéis estão com:

 1 – Bill Milner – Magneto (criança)
2 – Kevin Bacon – Sebastian Shaw
3 – Nicholas Hoult – Hank McCoy/Fera
4 – Jason Flemyng – Azazel
5 – Jennifer Lawrence – Mística
5 – Morgan Lily – Mística (criança)
6 – Lucas Till – Alex Summers/Destrutor
7 – Edi Gathetgi – Darwin
8 – Caleb Landry Jones – Sean Cassidy/ Banshee
9 – Rose Byrne – Moira McTargett
10 – Zoe Kravitz – Angel Salvadore/Tempest
11 – January Jones – Emma Frost/Rainha Branca



O Hobbit




  • Título original: The Hobbit
  • Duração: Não disponível
  • Gênero: Aventura
  • Direção: Indefinido
  • Ano: 2011
  • País de origem: EUA
O filme conta a inesperada aventura vivida por Bilbo Bolseiro, um hobbit que tem seu mundoseguroviradoaparição do grande mago Gandalf, o Cinzento. Acompanhado pelo nobre anão Thorin EscudoCarvalho  e seus 13 companheiros, Gandalf quer a ajuda de Bilbo para invadir a toca do terríveldragãoMontanha Solitária, e recuperar o fabuloso tesouro da família de Thorin, roubado pelo dragão.  de Smaug, na de ponta-cabeça pela

Revelada sequência pré créditos de Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides


O pessoal do site What’s Playing teve acesso à descrição completa da sequência inicial do quarto filme da franquia Piratas do Caribe, que se passa antes do surgimento do nome de Johnny Depp estrelando os créditos do longa.
É o que segue:
“Um dos pescadores de um navio pesqueiro vê uma estranha forma sobre a superfície do mar, e, depois de chamar a atenção do capitão do barco para o achado, descobre que se trata de um ‘antigo’ marinheiro, que, surpreendentemente, está vivo. Corta-se para a Espanha, onde o capitão apresenta o marinheiro ao rei Ferdinando, que ouve espantado o relato do homem que se diz pertencente à tripulação do famoso Ponce de Leon, morto 200 anos antes. O rei logo acha que Ponce descobriu a Fonte da Juventude, e manda o capitão ir atrás da famigerada maravilha”.
Resta saber como Jack Sparrow, Barbossa e, mais ainda, o Barba Negra se envolverão com a história.
O filme chega aos cinemas em 20 de maio de 2011, com direção de Rob Marshall.
Via CinemaBlend

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Drama dos mineiros no Chile vai virar filme


SANTIAGO (AFP) - A incrível história dos 33 mineiros presos a 700 metros de profundidade no interior de uma mina no norte do Chile inspirou um filme que já tem título e cartaz provisório, "Los 33", segundo contou à AFP seu diretor, Rodrigo Ortúzar.

"É uma grande história para se contar", comentou Ortúzar sobre o desafio de levar às telas a história dos mineiros presos desde 5 de agosto passado.
"Minha ideia é fazer uma história que esteja focada no soterramento, e, ao mesmo tempo, no renascimento dos mineiros quando eles voltarem à superfície", explicou.
Apesar de o resgate estar em pleno desenvolvimento e ainda não haver certeza sobre a data que o filme será completado, a obra já tem um pôster que mostra um mineiro caminhando dentro de um túnel escuro, onde, no final, se vê uma luz.
O cineasta está registrando imagens das operações de resgate em pleno deserto de Atacama.
Ele também explica que o título vai ser 'Los 33', além do mais, trata-se de um número cabalístico, já que eram 33 os caracteres da mensagem que emergiu das profundidades da mina para alertar que os 33 homens estavam vivos.
O filme também terá uma duração de 1 hora e 33 minutos.

Lanterna Verde em 2011


O filme Lanterna Verde já deveria ter sido lançado no cinema há muito tempo, mas devido a liberação de direitos autorais dos criadores do Lanterna Verde e empresas envolvidas no meio, uma possível produção do filme Lanterna Verde para o cinema vem sendo adiada há anos.

Lanterna Verde é um super-herói da DC Comics criado por Martin Nodell e Bill Finger que estreou no All-American Comics nº16 em 1940, onde o Lanterna Verde é um herói que pertence a Troca dos Lanternas Verdes que tem a missão de monitorar a galáxia a mando dos seus superiores os Guardiões e tendo como arma principal os anéis com super-poderes cujo personagem principal é Hal Jordan, o Lanterna Verde original.

Durante muito tempo vários personagens passaram por Lanterna Verde, como Hal Jordan, Guy Gardner, John Stewart e Kyle Rayner, sendo que quase todos pertenceram a versões antigas da Liga da Justiça em várias versões, onde no ano de 2005, depois de ser o vilão Parallax e se tornar um novo Espectro, Hal Jordan voltou a ser o Lanterna Verde herói, mas Kyle Rayner passou bastante tempo sendo o Lanterna Verde e o único Lanterna Verde da Terra e do espaço. Enquanto ainda estava na ativa e produção, a Liga da Justiça teve como Lanterna Verde John Stewarte como seu Lanterna Verde oficial, cujo cargo foi oferecido por Kyle Rayner que decidiu abandonar a Terra por decepção.

Bom, até aqui já deu para perceber que a história dos Lanternas Verdes é bem complicada e também foi este um dos motivos de tanta complicação para a criação oficial do filme Lanterna Verde para o cinema. Se você quiser saber toda a história do Lanterna Verde, terá de ler os gibis, assistir as séries em desenhos e histórias sobre a Tropa dos Lanternas Verdes, mas voltando ao filme Lanterna Verde para o cinema, ele terá como diretor Marin Campbell, onde os roteiristas já foram escolhidos, que são: Marc Guggenheim, Greg Berlanti e Michael Green.

Com vários filmes de super-heróis sendo lançados no cinema e também com a tecnologia cinematográfica evoluindo cada vez mais, o filme Lanterna Verde para o cinema vem a cada dia se tornando uma realidade mais presente, onde uma data de lançamento já foi até divulgada do filme Lanterna Verde para o cinema, que é 17 de junho de 2011.

O filme Lanterna Verde para o cinema irá contar a história de como Hal Jordan, o primeiro Lanterna Verde original, ganhou o seu anel e se tornou o herói da história.

O filme Lanterna Verde tem estréia prevista no cinema para o dia 17 de junho de 2011, onde as filmagens começarão em novembro de 2009 em Sydney na Austrália, onde o ator principal que interpretará o Lanterna Verde no cinema será Ryan Reynolds, o ator que interpretou DeadPool em X-Men Origins: Wolverine.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Meu Malvado Favorito


  • título original:Despicable Me
  • gênero:Animação
  • duração:01 hs 35 min
  • ano de lançamento:2010
  • site oficial:http://www.meumalvadofavorito.com.br
  • estúdio:Illumination Entertainment
  • distribuidora:Universal Pictures
  • direção: Pierre Coffin , Chris Renaud
  • roteiro:Ken Daurio e Cinco Paul
  • produção:John Cohen, Janet Healy e Christopher Meledandri
  • música:
  • fotografia:
  • direção de arte:Eric Guillon
  • figurino:
  • edição:
  • efeitos especiais:Mac Guff Ligne 

sinopse:

A pirâmide de Gizé foi roubada, sendo substituída por uma imensa réplica a gás. O feito é considerado o roubo do século, o que mexe com o orgulho de Gru (Steve Carell). Desejando realizar algo ainda mais impressionante, ele planeja o roubo da Lua. Para tanto conta com a ajuda dos mínions, seres amarelados que trabalham como seus ajudantes, e do dr. Nefario (Russell Brand), um cientista. Só que para realizar o roubo terá que tomar de Vetor (Jason Segel), o ladrão da pirâmide, um raio que consegue diminuir o tamanho de tudo que atinge. Sem conseguir invadir a fortaleza de Vetor, Gru encontra o plano perfeito quando vê as três órfãs Margo (Miranda Cosgrove), Agnes (Elsie Fisher) e Edith (Dana Gaier) entrarem no local para vender biscoitos. Ele então vai ao orfanato e resolve adotá-las. Só não esperava que, aos poucos, fosse se afeiçoar às irmãs.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Consumo Consciente

Consumir é necessário, mas para evitar os impactos negativos para a sociedade e meio ambiente, as pessoas precisam se conscientizar. Consumo consciente é tentar aumentar os impactos positivos e minimizar os negativos. É uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária de quem quer garantir a sustentabilidade do planeta, ou seja, o equilíbrio entre a natureza e nossas ações.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Em breve: Piratas do Caribe 4

Piratas do Caribe 4, será lançado provavelmente dia 20 de maio de 2011 e terá como nome oficial “Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides” (Piratas do Caribe: Em Marés Estranhas).