quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FELIZ 2011

Ultimo post do primeiro ano de existência do THE LOUDSPEAKER e eu fiquei sem o que dizer então decidi improvisar.
Em primeiro lugar gostaria de agradecer as pessoas que neste ano concederam a honra de fazer parte dessa família, aos nossos cronistas, especialistas, editor de imagens, a Gabriel (Kira Maggot) aquele que da nome ao nosso blog, mas agradecer principalmente à vocês que acompanham e lêem os assuntos que recheiam nosso humilde blog.

"O conhecimento é uma estrada sem fim, não fique no meio do caminho."

FELIZ 2011, a gente se encontra lá com muito mais novidades.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O envelhecimento da voz


A voz humana ocorre quando o ar que sai dos pulmões passa pelas cordas vocais. Como principal forma de comunicação e relação entre pessoas, a voz também passa pelo processo de envelhecimento. Esse processo se inicia com o primeiro choro ao nascer e continua a ocorrer ao longo do período de vida, sendo que se manifesta principalmente na adolescência, no período da puberdade.

O envelhecimento da voz é um processo natural que sofre influência hormonal e emocional e ainda outras que com o passar do tempo vão provocando o relaxamento das cordas vocais, alteração dos movimentos das articulações, atrofia da musculatura da laringe e outras.

Existem algumas maneiras de retardar esse processo natural. As principais dicas para o retardamento é não fumar, não gritar ou cochichar, não pigarrear (fazer ruídos com a garganta), evitar alimentos ácidos que podem provocar irritação, evitar o consumo de bebidas destiladas, reduzir a ingestão de cafeína, evitar ar condicionado (esse resseca a garganta) e procurar manter uma boa postura, já que esta também influencia a voz.

Mensagem de Esclarecimento


Olá queridos leitores é férias, momento de relaxar, curtir um pouco, depois de uma ano puxado: último ano no ensino médio, ENEM, vestibular, mas acho que vocês não tem nada a ver com isso. O que quero dizer de verdade é que durante as férias, que dessa vez tem tempo indeterminado para mim,o The Loudspeaker passara a ter postagens apenas semanais, não pretendo passar minhas férias na frente do computador.
Espero que compreendam e continuem lendo o blog que é uma revista de informações.
Aguarde as postagens com expectativa, espero dar o melhor de mim e de meus amigos cronistas e escritores para vocês.

OBRIGADO!!!!

E desde já BOAS FESTAS!!!!!!!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

engasgo


O engasgo ocorre quando a traquéia é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto. A epiglote, uma espécie de porta da laringe, se movimenta de acordo com a necessidade. A epiglote fica aberta para a passagem do ar até os pulmões, porém quando engolimos algo a epiglote fecha para impedir a entrada de alimentos pelo canal errado.

Dessa forma, quando a epiglote falha por qualquer motivo, o alimento ou o líquido é extraviado e segue pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões. Quando isso ocorre, o organismo libera jatos de ar para expelir tal alimento.

Por apresentar riscos de vida, por provocar asfixia e sufocamento, o engasgo deve ser evitado. Se por acaso houver um engasgo é importante não estimular a pessoa engasgada a empurrar o objeto, é necessário tossir e induzir o vômito.

Se por acaso a pessoa apresentar pele arroxeada é sinal de que o engasgo está impedindo a passagem de ar, o que pode fazer com que essa tenha uma parada respiratória, um desmaio ou situações mais graves.

É importante também colocar a pessoa engasgada de pé e se posicionar por trás dessa, a fim de pressionar as mãos na altura entre o umbigo e as costelas, comprimindo a parte superior do abdômen contra os pulmões. Isso faz com que o ar seja expulso da região forçando o objeto que obstrui a passagem do ar a sair do local onde está parado.
Em casos de bebês com menos de um ano, o procedimento deve ser feito com a criança deitada no antebraço, de forma que sua cabeça fique mais baixa que o corpo, e então é preciso dar palmadas em suas costas para que o objeto se locomova.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Os “super atletas” do passado


Muitas pessoas acreditam que o processo de evolução do homem evoca necessariamente uma lógica na qual nossos antepassados são considerados uma versão inferior ou menos funcional da que apresentamos atualmente. Assim, o verbo “evoluir” estabelece um sentido de que os homens do passado são piores do que aqueles que estão por vir. Na verdade, engana-se aquele que acredita nessa distorção sobre as teorias que foram uma vez lançadas pelo cientista Charles Darwin.

Pesquisas recentes demonstram que os nossos antepassados possuíam características físicas que colocariam os nossos mais bem preparados atletas no finalzinho do pódio. O antropólogo australiano Peter McAllister apontou que os aborígenes australianos de 20 mil anos atrás poderiam alcançar velocidades superiores ao do maratonista Usain Bolt, atual recordista dos 100 e 200 metros rasos. Para comprovar isso, ele realizou um complexo estudo biométrico das pegadas de seis fósseis encontrados em uma lagoa.

Segundo suas conclusões, esses antepassados humanos poderiam atingir facilmente uma velocidade média de 37 km/h em uma superfície irregular. Em seu recorde, o velocista jamaicano Usain Bolt atingiu os 42 km/h. Dessa forma, oferecendo as condições de preparação de um atleta olímpico, esses antigos aborígenes da Austrália poderiam alcançar uma velocidade aproximada de 45 km/h. Será que algum atleta poderia superar uma arrancada dessas?

Em outra de suas teorias, ele aponta que alguns antepassados mais recentes também executariam ou superariam marcas olímpicas sem muita dificuldade. Através de fotos tiradas por um antropólogo alemão no início do século XX, foi comprovado que os jovens tutsis, de Ruanda, chegavam a saltar até 2,52 metros de altura em um de seus rituais de passagem para a vida adulta. Comparativamente, esses jovens superariam em sete centímetros a marca mundial do salto com vara.

Reservando uma última provocação para aqueles homens que passam horas nas academias, o referido antropólogo australiano também investigou a estrutura corporal das mulheres de Neanderthal. Em uma rápida comparação, ele percebeu que essas mulheres tinham até 10% de massa muscular a mais que um homem europeu comum. Dessa forma, mediante uma preparação adequada, elas teriam 90% da massa muscular que Arnold Schwarzenegger atingiu no auge de sua carreira como fisiculturista.

Mais que simples curiosidades, essas informações nos revelam que o processo evolutivo não gira em torno da ideia simples de acréscimo ou melhora. Naquele tempo, os nossos antepassados possuíam qualidades que se adaptavam melhor às características impostas pelo meio. Atualmente, as transformações naturais certamente colocariam esses hábeis atletas em situações embaraçosas ou nem mesmo chegariam a sobreviver no mundo contemporâneo.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Gás hélio distorce a voz?


O hélio é um gás monoatômico usado em indústrias de alta tecnologia, na fabricação de semicondutores, soldas especiais e no enchimento de balões. O gás é cerca de sete vezes mais leve que o ar normal, por isso que bexigas enchidas com esse gás tendem a subir, enquanto outras, não.

Algo muito interessante é que, quando uma pessoa inspira o gás hélio, sua voz fica distorcida, fininha. Na verdade, o que acontece é que a velocidade de propagação do som no hélio é de cerca de 965m/s, três vezes maior do que a propagação do ar atmosférico. Dessa forma, as cordas vocais passam a ter uma freqüência e velocidade de propagação muito maior que o normal, provocando a distorção da voz.

Entretanto, não é recomendável fazer esse tipo de experiência, uma vez que o gás hélio pode causar sufocamento.